Acerca de mim

Um pouco sobre mim

Nascido na Freguesia da Foz do Douro, Porto, berço da minha infância e juventude, mudei-me mais tarde para o "coração" da vizinha freguesia de Nevogilde, onde vivi alguns anos, freguesia que em tempos idos foi parte do concelho de Bouças (actualmente Matosinhos), considerada também como Foz, particularmente a sua frente marítima, destacada pelas avenidas do Brasil e de Montevideu, Após a reforma administrativa do Porto, S. Miguel de Nevogilde passou a fazer parte integrante da cidade e uma das suas quinze freguesias. Refiro o local onde vivi como "coração" da freguesia de Nevogilde, pelo destaque que o Largo (com o mesmo nome) merece, por ser o ponto principal de Nevogilde, largo que, tal como referiu em tempos o historiador Germano Silva, num artigo publicado no Jornal de Notícias: “é um dos raros recantos do Porto onde o urbanismo moderno não matou definitivamente o ambiente de ruralidade que por ali se respira”. Há mais de 30 anos fixei-me em Matosinhos, onde actualmente resido, próximo ao mar, mar esse que me viu nascer e sem o qual já não me habituava a viver. Gosto do seu barulho, do seu silêncio e do seu cheiro. Gosto de o sentir por perto e de caminhar junto a ele. Ele faz parte da minha vida.

domingo, 11 de abril de 2010

Monumento na praia de Matosinhos


Na praia de Matosinhos, topo norte, encontra-se implantado na areia um conjunto escultórico da autoria de José João Brito, inaugurado em 04 de junho de 2005.
Aquele escultor, ao criar este monumento, inspirou-se na famosa tela de Augusto Gomes intitulada “Tragédia do Mar”, evocativa dos naufrágios ocorridos na madrugada de 1 para 2 de dezembro de 1947, onde perderam a vida cento e cinquenta e dois pescadores.
Setenta e uma viúvas e cento e cinquenta e dois orfãos, de Matosinhos, foram ali evocados, quase sessenta anos depois, num monumento, há muitos anos um anseio da comunidade piscatória deste concelho, que é já uma das marcas de referência da paisagem e da memória de Matosinhos.

Agostinho Barbosa Pereira

Imagens de Matosinhos à Foz do Douro

Seguidores